Autoras: Adelheit Cargnelutti
Carmem Regina Comerlatto.
Título: Cultura, diversidade, tolerância
Atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas: português/literatura/História/Geografia/Inglês/religião.
Modalidade: Ensino fundamental - séries finais / 8ª série.
Objetivos:
- Conhecer cultura africana e suas contribuições para a sociedade brasileira;
- Estudar o continente africano: suas características geopolíticas, sociais e econômicas, etc.
- Refletir sobre valores humanos: como vida, liberdade, diretos humanos.
- Uso de tecnologias.
Duração: Um trimestre.
Conteúdos:
- Escravidão no Brasil e no mundo
- Tráfico negreiro
- Apartheid
- Liberdade/preconceito/segregação
Recursos: Filmes( dvd), computador - internet (blog, movie maker, etc) livros, gravuras, mapas, textos, músicas (mp7)
Ações, Competências e habilidades:
• Assistir o filme amor sem fronteiras: atividade desafiadora dos estudos, temas transversais e complementares.
• Após o filme, refletir e pesquisar sobre:
• A contribuição e a importância da língua, da música e dos povos africanos na cultura e sociedade brasileira, produzir texto destacando esta influência na nossa cultura.
• Países africanos que se valem do idioma português como forma de construção e comunicação lingüística;
• Leitura, compreensão e interpretação de textos literários de autores africanos, como lendas, contos, etc.
• Informações históricas (em relação ao negro africano e a ideologia americana), escravidão como um crime contra a humanidade. Conceito: Civilização – Questionar: quem é ‘civilizado’?
• Qual o valor da vida humana nas situações mostradas? Com a realidade atual vivida pode ser comparada as cenas mostradas no filme?
• Mapear as regiões mostradas no filme: África do Sul, (destacar a questão da copa 2010), Camboja , Chechênia usando legenda para localiza-las. Após a atividade, pesquisar sobre a situação atual desses países. Redigir.
• Pesquisar sobre a atual economia, política e a organização social de países do continente africana.
• Identificar no filme os conceitos de: etnia, territorialidade, fronteiras, globalização, geopolítica, imperialismo, direitos humanos.
• Pesquisar sobre ações humanitárias (voluntários ou não) e o papel das ONGs (Organizações Não Governamentais) em áreas de conflitos internos (étnicos, guerras etc) e/ou de extrema pobreza.
• Pesquisar: ONU, CRUZ VERMELHA, etc.
• Pesquisar as atuais áreas de conflitos e conhecer seus motivos;
• Criticas ao filme;
• Assistir outros filmes relacionados ao tema: Jardineiro Fiel, diamante de sangue, O poder de um jovem, Um sonho de liberdade, Goodbye Bafana: Mandela a luta pela liberdade.
• Assistir outros filmes relacionados ao tema: Jardineiro Fiel, diamante de sangue, O poder de um jovem, Um sonho de liberdade, Goodbye Bafana: Mandela a luta pela liberdade.
• Pesquisar sobre direitos humanos: como surgiu? (Revolução Francesa); quais são os direitos conquistados pela revolução francesa? Quais os direitos atuais? Redigir.
• Pesquisar sobre: Liberdade/preconceito/segregação e o Apartheid
• Qual a importância da liberdade na vida das pessoas?
• Após assistir o/s filme/s, pesquisar sobre os assuntos sugeridos. Produzir um texto no Word de no máximo duas páginas (por grupos) postar, o texto redigido no Blog da turma: aderoitava.blogspot.com
Produzir imagens no movie maker: de personalidades que influenciaram a história da humanidade na luta contra os preconceitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário