Passeando por Barcelona.es

SOS Meio ambiente

sábado, 12 de setembro de 2009

Atividade 2.7. Aplicando e registrando a atividade com hipertexto ou internet.

Após assistir ao filme Amistad, a turma foi dividida em grupos, os quais pesquisaram sobre os assuntos sugeridos no projeto planejado e criaram um texto inicial (cada grupo). Posteriormente, os textos foram aperfeiçoados e digitados no editor de textos do word. Na sequencia, cada grupo introduziu links dos assuntos ou desdobramentos considerados mais expressivos e importantes, de modo que permitisse a criação e ou aprofundamento dos temas sugeridos, instigando o uso das múltiplas opções ou “aberturas” que a internet permite.

Assim, os textos incluíram hiperlinks com sites previamente sugeridos e outros mais pesquisados relativos ao(s) assunto(s), criando assim hipertextos. Estes texto foram postados no Blog da turma:  setima6.blogspot.com
Foram sugeridos também outros filmes com objetivo de desenvolver novos temas, mas todos relacionados ao projeto central, para provocar maior abrangência, curiosidade e a criatividade dos alunos, tais como:
O poder de um jovem
Um sonho de liberdade
Crasch (sobre preconceito)
Mandela a luta pela liberdade.
Desta forma, os link’s dos grupos constaram: de texto(s); comentários dos filmes assistidos; imagens do grupo ou do filme; listagem dos endereços acessados e outros sugeridos; lista de nomes de música ou letras sobre a temática desenvolvida. Ao final houve a socialização dos resultados da pesquisa, discussões, troca de idéias e experiências com hipertextos. Sistematização do conhecimento sobre o estudo e de como as mídias contribuíram para este trabalho.
Obs: Poderão ainda ser acrescidas outras atividades como palestra (escravidão, preconceito, direitos humanos, cidadania), recital de poesias, produção de paródias, etc.
Para os alunos do ensino fundamental – sétima série, esta foi a primeira experiência de produção de hipertextos, por conseguinte, se constituiu numa prática em que se envolveram muito. Foi possível desenvolver através da(s) pesquisa(s) a seleção do que era pertinente ao estudo, ou seja, a organização, a curiosidade, a solução de problemas, a criticidade. Habilidade de saber conhecer e fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apartheid - the real story

Tecnologias na educação