27/04/2009
Atividade 2.1A – Introdução tema: Internet – contexto
Inicialmente foram efetuadas algumas discussões e leituras básicas sobre hipertexto, a partir quais cada cursando elaborou um pequeno conceito, expondo sua visão/nação sobre o tema, que foi publicado no Diário de Bordo com o título: Percepção ao navegar por hipertexto. Discutir.
Postado no Diário de Bordo em 27/04/2009: Hipertexto: Nos induz, pela internet, da mesma forma como diariamente nos postamos, efetuamos nossas inter relações, ou assim como em sala de aula.
Ao comentarmos um assunto/estudo, logo nos vem na seqüência exemplos, outros temas e assuntos relacionados ao tema inicial/central. Então, assim o conceito nos reporta a origem, que reporta a historicidade, às características e ao seu uso, etc.
Atividade 2.1B – O que é hipertexto:
Se constituiu na produção a partir de pesquisa mais ampla em diferentes páginas/fontes da internet, de um texto: “O que é internet”, contendo além da pesquisa, observações, opiniões. Este texto foi visitado pelos colegas para emitir opiniões, sugestões, enriquecendo o tema e como forma de exercício.
O que é Hipertexto
Hipertexto é um texto digital, que agrega outros conjuntos de informações, imagens ou sons ao texto principal e desencadeados a partir de termos destacados no corpo deste texto, chamados links, que têm a função de interconectar uma gama maior e diversa de informações, complementando e enriquecendo o texto principal.
Então, hipertexto é, algo que vai além do texto principal, onde existem vários link’s, que permitem tecer caminhos para outras janelas que estão conectadas a alguma expressão com outros/novos textos, informações, fazendo com que se distanciem não de forma linear do principal, mas como uma teia/rede.
A internet, através da www, (world wide web) é o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links (nome de um navegador web em modo de texto, que exibe novas janelas/informações).
A idéia de hipertexto não nasceu com a internet, nem com a web, as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos que sofriam alterações ao serem transcritos pelos copistas. Haviam também as marginalias, anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo uma leitura não-linear do texto. Elas eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para serem consultadas por outros leitores. Ambas, podiam ser caracterizadas como uma espécie de escrita coletiva.
As enciclopédias podem também ser consideradas exemplos clássicos de hipertexto no papel, permite acesso não-linear aos verbetes dos diferentes volumes.
A versatilidade do hipertexto está nas suas características tais como, a intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede, transitoriedade e organização multilinear.
O hipertexto, sobretudo para a educação, se constitui numa ferramenta que incrementa de forma significativa o ensino e aprendizagem, uma vez que facilita um ambiente onde a aprendizagem ocorre de forma ativa e por descoberta, pois ao localizar uma informação, os usuários de hipertextos participam ativamente do processo de busca e construção do conhecimento, forma considerada mais sólida. Os aluno se torna participante do processo, ao elaborar livremente segundo seus interesses, acessando, buscando novos significados e conhecimentos, dando lhes autonomia, formas individuais de aprendizagem e responsabilidade.
Os professores, por exemplo, ao trabalharem/usarem hipertextos podem, utilizar textos de várias turmas, assim como utilizá-lo numa forma de ensino compartilhado, organizando materiais de diferentes disciplinas, etc..
(Texto reorganizado/estruturado a aprtir de diversas leituras no Wikipedia e de pesquisas no Google)
Nenhum comentário:
Postar um comentário