Passeando por Barcelona.es

SOS Meio ambiente

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Unidade IV Tecnologias na Educação

24/08/2009             Atividade 4. 1. - Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias:
Os participantes deverão explicar alguma característica das tecnologias de informação e comunicação  e registrar no ambiente do Teleduc, no Fórum de discussão. Comentar e interagir com alguns colegas na rede.
Fóruns de Discussão:
69. Possibilidades de contribuições das tecnologias Segunda, 21/09/2009, 17:20:25 Relevância: Não Analisada
Na área das Ciencias Humanas, como na História, Sociologia e Filosofia, nas quais especificamente atuo, destacaria o uso de cameras fotográficas e de vídeo, penso ser uma possibilidade para a montagem de fotos, produção de vídeos e slides, retratando desde histórias de vida e outros inúmeros enfoques, abordagens e temas nesta área.
Em sociologia, um leque amplo de temas que os alunos poderiam desenvolver.Retratar em fotos, vídeos e/ou slides, a partir de seu próprio bairro, os problemas sociais, assim como iniciativas das comunidades para resolver seus problemas, etc.
Na História: retratar a história da (s) cidade(s), poderia ser a partir do seu patrimônio arquitetônico, que constitui importantíssimo objeto de estudo, pouco considerado. Também é possível trabalhar os espaços públicos, sua constituição, características, formas e uso, relacionando/diferenciando no tempo, por exemplo, o uso dos espaços públicos quando do estudo da Sociedade Grega: política, cidadania e democracia - como era/são, como se usavam/usam os espaços públicos.
Também o uso de pc, seus inúmeros programas, como movie maker, powerpoint e outros com recentes versões da tecnlogia.
Enfim o uso de fotografia, vídeos, produção de slides, programas dos pc's, etc., se constituem importantíssimos ferramentas/instrumentos que certamente levariam os alunos a se "verem" na História e sobretudo como agentes da História, o que possibilitaria uma afinidade maior com esta área muitas vezes "jogada" para o segundo plano.
                                                                      Adelheit  Cargnelutti


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apartheid - the real story

Tecnologias na educação