Passeando por Barcelona.es

SOS Meio ambiente

sábado, 12 de setembro de 2009

Atividade2. 5 e 6. Planejando uma atividade com hipertexto e internet.

                                    Planejando uma atividade com hipertexto e internet.

Componentes do grupo:        Mari Terezinha da Rocha Monteiro
                                                  Adelheit Cargnelutti
                                                  Carmem Regina Comerlatto

As atividades sugeridas contemplam as disciplinas de português, literatura, aplicado pela professora de Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Técnico 25 de Julho. Em História,Geografia aplicado pela professora do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental 6 de Agosto.

Conteúdos relacionados:

- Escravidão no Brasil e no mundo
- Tráfico negreiro
- Apartheid
- Liberdade/preconceito/segregação.
- Vida e obra de Castro Alves (poesia romântica 3º geração).

Atividades a serem desenvolvidas:

- Produção dissertativa e hipertexto.
- Registros da pesquisa .
- Planejamento para turmas de ensino médio.

Ações:

1. Assistir o filme AMISTAD de Steven Spielberg – Ponto de partida para as demais atividades.
Após assistir o filme reflita e pesquisar sobre:
a) O que é liberdade?
b) Qual a importância da liberdade na vida das pessoas/ cite exemplo do filme.
c) Situação vivida pelos negros que eram tirados da África.
d) Como eram as embarcações e condições de vida dos escravos exibidas no filme.
e) Qual o valor da vida humana nas situações mostradas/ com que realidade vivida hoje pode ser comparado as cenas mostradas no filme.
f) Informações históricas (em relação ao negro africano e a ideologia americana), escravidão como um crime contra a humanidade. Até que ponto o homem branco foi e é civilizado?
g) Como é mostrado o preconceito, a discriminação do povo negro presenciado no filme e qual é a realidade vivida pelos negros no século XXI, na sociedade brasileira.
h) No momento em que o escravo usando a bíblia a Cinqué, faz a leitura da mesma através das ilustrações o que nasce dentro dele. Como você entendeu esse trecho do filme.
i) O filme faz crítica à sociedade escravista. O mar em sua solidão é visto pelos ocidentais desde os tempos antigos como espaço dos desventurados, perdidos sociais. A mortalidade de escravos na travessia, maus tratos também estão presentes na obra de Castro Alves, poeta da 3ª geração da poesia romântica. O referido poeta foi considerado pai dos escravos, pois tinha uma visão mais ampla dos problemas do seu tempo.
O navio negreiro” – Tragédia no mar, de Castro Alves, é o exemplo mais vibrante da poesia condoreira. Escrito em abril de 1868, esse poemeto épico refere-se a uma situação anterior a 1850, ano em que o tráfico negreiro foi proibido. O poema tornou-se o mais forte grito de indignação utilizado pela campanha abolicionista. A partir da leitura de trechos da poesia Navio negreiro de Castro Alves, faça uma pequena análise da poesia, inclua no texto.
Saber mais sobre o poeta Castro Alves:

Saber mais sobre o Apartheid- segregação , locais, consequências sociais, luta contra a segregação racial nos Estados Unidos, Martin Luther King e Nelson Mandela, a partir dos sites:
http:/www.brasilescola.com/geografia/apartheid.html
http:/www.historia.uff.br











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apartheid - the real story

Tecnologias na educação