A realização deste projeto, se constituiu na primeira experiência que procurei desenvolver de produção história com alunos do ensino médio. Na realidade foi um desafio embora não se constituiu em projeto aprofundado e perfeito, mas trouxe interessantes surpresas e satisfações por parte de alguns grupos, de tal sorte que houve produções face ao tema, conseguiram coletar materiais /objetos, de importante testemunho da história local, que posteriormente foram doados ao Museu Antropológico Diretor Pestana e hoje algumas peças fazem parte da acervo permanente deste museu, como por exemplo, materiais do antigo Frigorífico Serrano.
Como consta na própria estrutura do projeto (acima) que o desencadeou a proposta de instigar não apenas os alunos diretamente ligados ao trabalho, mas também para contagiar outros alunos e a escola como um todo, para a construção, elaboração do conhecimento, propiciar ao aluno assumir atitudes de organização, preservação e de valorização da sua própria história e compreender que a sua história, do seu entorno, se insere na história “maior” – na totalidade.
Portanto, que o aluno, a partir da sua própria história, desenvolva e valorize a capacidade de estabelecer relações com a (s) história(s) afim de conscientizar-se da importância e influencia da História para o entendimento das relações sociais, políticas, econômicas, ideológicas e da sua relação e influencia no desenvolvimento da humanidade.
Todos os trabalhos, enquanto produção histórica necessariamente perpassaram os conceitos fundamentais a ela e a “leitura de mundo”, como os conceitos de tempo, micro, macro-história, cidadania, .......
A produção história, permite que sejam feitas relações que possibilitam aos alunos compreender a integração e interligação do tempo, do ou no processo histórico e toda a dinâmica da História com as outras ciência e conhecimentos, estudos e disciplina, daí a importância de trabalhar conjuntamente com a área de comunicação e expressão..
Para a realização de um trabalho de produção, as tecnologias, são hoje e sempre foram, de vital importância, uma vez que elas permitem, pelos recursos que dispõem, resgatar imagens, reproduzi-las, assim como, registrar instantaneamente, em tempo real o dado, o fato sobretudo em histórias do cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário