Passeando por Barcelona.es

SOS Meio ambiente

sábado, 12 de setembro de 2009

Unidade III - Prática pedagogica e midias digitais

15/06/2009

Atividade 3.1. - Conhecendo repositório de material digital:
Criar um documento no editor de texto com o nome: produtos e objetos digitais.

http://www.mnemocine.org/
Uso de fotografia para o estudo/ensino de História.
A fotografia se constitui em importante resíduo do passado e de extrema relevância. É um excelente meio de conhecimento do passado, um símbolo, aquilo que a sociedade estabeleceu como a imagem a ser registrada e guardada para o futuro.
Portanto, as imagens fotográficas enquanto construção do tempo e pelo recorte e intencionalidade do olhar do fotógrafo, são repletas de historicidade. Uma memória documental da realidade e um instrumento de identificação social, cultural, etc..

http://www.midiaindendepente.org/
Vídeo sobre episódio que ficou conhecido com a REVOLTA DA CATRACA, cujo desenrolar ocorreu na cidade de Florianópolis, nesta década, face votação de projeto de concessão do transporte urbano, sem licitação, aumento da tarifa e de passe livre para estudantes, desencadeou vários dias de mobilização, manifestações/passeatas, reprimidas com violência. Através dele é possível desenvolver estudos de História, como sobre a organização popular, luta e resistência dos sindicatos, população em geral e estudantes; estruturas de organização social; problemas urbanos, sociais, de poder; Estado; o poder do Estado enquanto instrumento do grupo privilegiado, sua organização; também é possível trabalhar arte/cultura, já que o episódio serviu como foco de muitas manifestações culturais, sobretudo através do hip-hop, que se constitui na forma de manifestação cultural dos “guetos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apartheid - the real story

Tecnologias na educação