Curso de História Contemporânea
Histórias de vida
Tempo: um semestre
Proposta: Este projeto visa introduzir o aluno a desenvolver individualmente ou em duplas uma pequena produção histórica, levando em conta a realidade ou o cotidiano por ele vivido. Uma produção com noções mínimas de produção científica e de conhecimento em História.
Objetivo: Levar a compreensão/conscientização da realidade histórica da sociedade em que vive.
A construção, elaboração do conhecimento, bem como levar o aluno a assumir atitudes de organização, preservação e de valorização da sua própria história e compreender que ela se insere na História da Totalidade – a Macro História - objetivando assim a formação do aluno-cidadão. Buscar a partir da sua própria história a valorização e desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações com a (s) história(s) do seu entorno afim de conscientizar sobre a importância e influencia da História para o entendimento das relações sociais, políticas, econômicas, ideológicas e da sua relação e influencia no desenvolvimento da humanidade.
Não objetiva ser/desenvolver produções aprofundadas ou tecnicamente perfeitas, mas sobretudo, desenvolver o gosto pela História e permitir a compreensão/relevância que ela tem, a partir de si próprios.
Este projeto será desenvolvido conjuntamente com a disciplina de português que contribuirá na montagem e elaboração dos projetos e na redação da produção da escrita, ou seja, na transcrição (historização) do que foi pesquisado e analisado. Já as artes se inserem no projeto sobretudo nos trabalhos que contiverem fotografias, outros materiais visuais.
Assunto: Histórias de vida: minha, meu pai, mãe, avô, avó, bisavô, bisavó, ou outro sujeito(s) de interesse pessoal, ou ainda:
História da família; História do Bairro; História da escola; História do Cotidiano; História Visual, etc..
Metodologia: - Produzir e disponibilizar aos alunos textos básicos para leitura sobre produção histórica. Importância da história. Abordagens: história de vida, família, cotidiano, visual, etc. e de montagem de projeto (modelo) para a produção histórica, afim de permitir máximo de noções elementares.
- Visita ao Museu Antropológico Diretor Pestana/arquivo, para que os alunos conheçam a estrutura e organização de um arquivo e do museu em si, sua importância na preservação do patrimônio e acervo histórico, para a constituição e conservação da história de um povo. Compreendam a estrutura e organização de um arquivo, as técnicas/maneiras como se preserva/guarda documentos e outros materiais, como fotos, fitas, objetos de diferentes texturas e porque se guarda o material antigo e/ou... Perceber a importância da preservação/valorização e a conservação (guardar) diferentes tipos de materiais como testemunho histórico. Enfim que em se interessando, nele busquem elementos e pesquisem em seus arquivos e jornais, etc.
- Conversar com os familiares sobre a visita e o trabalho, sugerir, levantar hipóteses dentro da família, pedir sugestões, saber de material preservado pela família, sobretudo se a família convive com os ascendentes ainda vivos, importante fonte oral.
Analisar e pesquisar em fontes variadas, internet, vídeos, sobre produção histórica, buscando saber o máximo possível sobre as diversas temáticas, afim de que tenham subsídios para definir o próprio tema que desenvolverão e iniciar assim a coleta e pesquisa de material.
- Etapa preparatória para realização de seminário da turma.
Após a realização de leituras, da visita ao museu, etc., organizar e realizar discussão em sala de aula. Primeiramente em pequenos grupos, que socializarão seus estudos, trocar idéias, discutir e sistematizar suas noções, visões, conclusões, visando definir o tema ou objeto do seu estudo e a delimitação do tempo.
Segunda etapa, a socialização entre a turma, discussão, esclarecimento de dúvidas. Debate.
- Realização de Seminário na turma.
De posse da bagagem a respeito tomada dos estudos e outras pesquisas, realizar seminário para conhecer, entender, esclarecer, etc., todos os conceitos, elementos, dificuldades, dúvidas, organização documental e/ou problemáticas referentes à produção de pesquisa histórica, assim como sobre a montagem do projeto.
Com este trabalho, espera-se que os alunos na sua maioria já tenham definido o tema e a delimitação do tempo. Aqueles cuja escolha/decisão tenha sido feita, procurarão expor aos demais e explicarão como pretendem desenvolve-lo. Qual ou quais a/s hipótese/s ou linha de abordagem que pretendem desenvolver, etc. Explicar aos colegas a razão da opção, ajudar-se mutuamente, discutindo, explicando sobre a escolha do tema, assim como pretende elaborar o projeto de pesquisa, como e onde pesquisar, juntar material, documentos etc., enfim, discutir e socializar ao máximo uns aos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário