Execução Atividade Planejada. “Percepção do cotidiano”.
Objetivos: - Estudar os autores e a poesia brasileira moderna.
- Desenvolver a criatividade, a observação, a oralidade e a espontaneidade.
- Explorar o uso de diversas tecnologias (antigas e ou atuais).
- Explorar ritmos, rimas, figuras de linguagem.
- Oportunizar o desenvolvimento da subjetividade e a troca experiências.
Série: 3° ano Ensino Médio
Duração: - 2º trimestre, um período por semana.
Conteúdos: - Estudo da poesia brasileira moderna (autores, características e obras)
- Produção de paródias e ou poesia livre com características modernas.
- Produção de paródias e ou poesia livre com características modernas.
- Leitura de biografias e poesias dos poetas: (Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Murilo Mendes, Mário Quitana, João Cabral de Melo Neto, e da poesia gaúcha Jaime Caetano Braun).
Competências: - Ler, escrever, fotografar, produzir poesias, declamar, observar, interagir em grupo, trocar idéias e explorar os recursos tecnológicos que cada um possui, (equipamentos e programas que possibilitem a viabilização da proposta).
Metodologia: Organização de duplas ou trios; seleção do autor que irão pesquisar; leituras das obras dos autores em estudo na biblioteca; selecionar três poesias do autor em estudo para apresentar aos colegas; escolher uma das poesias para produzir uma paródia e apresentar; apresentar a biografia do autor e as poesias de forma criativa. Nessa última etapa os alunos poderão trabalhar com fotografia para montar slides, filmagens, teatro, declamação ou outros recursos que dispõem ( sugere-se que explorem as tecnologias que possuem exemplo MP7, computador, televisão, DVD, som, violão).
Recursos : Livros, máquina fotográfica, MP3 a MP7, computador/internet, fotografia, cartazes, programas de computador, instrumentos musicais (violão), fantoches, televisão e DVD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário