Passeando por Barcelona.es

SOS Meio ambiente

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Experiência didática: Conteúdos curriculares usando recursos tecnológicos.

Programa: Conhecendo as diferentes formas governos.
Área do Conhecimento: História e Sociologia.
Temas: Formas e Sistemas de governos Formas: Monarquia/República
Sistemas: Parlamentarista/Presidencialismo.

Descrição da expediência:

Atividade em grupo: Os grupos montarão slides de um dos temas: Monarquia, República, Parlamentarismo ou Presidencialismo.
Desenvolvimento: em 4 ou 5 aulas; assim como pesquisa/elaboração extra-classe.
1ª aula: apresentação da tarefa. Início das pesquisas e manuseio do programa;
2ª aula:esclarecimentos de dúvidas, auxílio, etc.;
3ª ou 4ª aula: apresentação em aula do slide, discussão, levantamento de problemas/equívocos, reencaminhamento para ajustes/se necessário;
4ª ou 5ª aula: verificação dos ajustes e/ou correções efetuadas. Troca dos slides entre os colegas através dos endereços eletrônicos. Criar/guardar em pastas..
5ª aula: Discussão teórica/complementar. Esclarecimentos. Contextualização/problemáticas, aprofundamento a partir das discussões/socialização. Conclusão com destaque entre a nossa realidade política/Estado com outras conhecidas, assim como de outras formas e sistemas de governo.
slides: Título, nomes dos componentes do grupo, professora, data.
Montar slides/tópicos desenvolvendo/apresentando/ aspectos/elementos/características,etc. possíveis;origem, épocas, peculiaridades sobre o(s) tema(s). desenvolver/apresentar e caracterizar igualmente como tais formas e sistemas foram instituídos no Brasil, ~características/peculiaridades. Anexar gravuras/fotos relevantes/referentes que possam não só ilustrar, mas concilidar a idéia e importância do(s) tema(s) estudados.
Relacionar países ou alguns mais importantes que atualmente instituem determinada forma/sistema em estudo, assim como algumas formas efêmeras...ex: Brasil: Monarquia/parlamentarismo.
Penúltimo slide: destacar as conclusões do grupo sobre a compreensão do estudo.
Último slide: fontes pesquisadas.
Concluído o trabalho cada grupo enviará para o endereço eletrônico da professora para análise e posterior apresentação em aula, socializar, discutir, etc., devolver se necessário, etc.. Quando necessário, o grupo deverá fazer ajuste e retornar a professora para nova analise/discussão/correção.

Opinião: Compreende que o uso deste programa/tecnologia para alguns temas, sobretudo nesta área do conhecimento, contribuem sobre maneira, assim como ajudam para desenvolver o hábito da pesquisa, a criatividade, a síntese, enfim, a construção do conhecimento de forma agradável.

Exemplo de um dos trabalhos desenvolvidos. Sobre MONARQUIA.

Observação: Não pode ser postado o slides referentes ao trabalho sobre monarquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apartheid - the real story

Tecnologias na educação