Postado no Fórum de discussão: Relato de projetos.
O projeto desta etapa, propôs levar a uma outra dimensão, o projeto introduzido na Unidade II. Atividade 5/6: Planejando uma atividade com hipertexto e internet, pois, consideramos o desenvolvimento de um projeto como começo, meio e fim e, esse “fim” como um momento “provisório”, a partir do qual emergem “novos começos”, como nos ensina Maria Elisabette B.B.Prado, p.192 em Pedagogia dos projetos: fundamentos e implicações, do manual do curso de TIC.
Foram redimensionadas ações, novas etapas de criações, de sistematização com procedimentos mais elaborados.
Enquanto o projeto inicial se ateve a 7ª série do ensino fundamental, desenvolvido na disciplina de História e Geografia, o “novo começo” propôs uma abertura de ações, competências, habilidades e alterações necessárias ao processo de aprendizagem direciona para a série final do ensino fundamental (8ª série), "mais" interdisciplinar, abrangendo as áreas do conhecimento: História, Geografia, inglês, Literatura e Religião.
Assim, a turma da 8ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental 6 de Agosto de Ijuí, vem desenvolvendo a parti do filme: Amor sem fronteiras, como atividade desafiadora, reflexões, debates, sobre questões como: preconceito, racismo, segregação, liberdade, étnicas, minorias étnicas, direitos humanos,, etc..
As ações elencadas propuseram a construição própria de noções, idéias, conceitos e conhecimentos, buscando competências e habilidades relacionadas no projeto.
Guiados pelos professores, os alunos realizaram pesquisas para as diferentes disciplinas, usando recursos variados, sobretudo as tecnologias. Realizaram leituras, compreensão/interpretação e redação de textos, músicas, argumentação, mapas, etc.. Atividades pelas quais conheceram a cultura e os povos africanos, sua importante influência e contribuição na cultura e sociedade brasileira, bem como, a compreender as características geopolíticas, sociais e econômicas do continente africano e seus principais países. Suas dificuldades face o processo histórico de exploração desde o século XVI, como o tráfico de negros, daí a relevância da discussão sobre direitos humanos e de muitas ONG’s,etc..
Os alunos puderam assim, compreender a estreita ligação que temos enquanto idioma, música, lendas, contos, hábitos, enfim de cultura material, social e econômica com aquele continente e países.
Também produziram mapas do continente africano, destacando os países de idioma português e os atuais países de onde “vieram” os escravos para o Brasil.
Os trabalhos, como um todo, foram realizados com o uso de várias tecnologias, como o computador/internet, editor de texto – Word, Power point, movie maker, TV, DVD, mp7.
A turma produziu movie maker e o blog da turma: .aderoitava.blogspot.com
Este projeto ainda está em desenvolvimento, mas é possível perceber o interesse e empenho dos alunos, que através das mídias, são autores efetivos de seus trabalhos e ao se verem na internet, pelo blog e por serem alunos de escola do interior, tem uma relevância maior.
Destacam-se também, algumas mudanças de concepções/conceitos, sobretudo quanto a questão do preconceito e direitos humanos.
SOS Meio ambiente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário